Carnaval de Salvador vai dar lucro de 10 milhões, calcula ACM Neto

ACM Neto
Arquivo/Google

Além de pagar as próprias contas, através da arrecadação com as cotas de patrocínios, que somam de R$ 45 milhões, o Carnaval de Salvador dará um lucro de R$ 10 milhões. O anuncio foi feito pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira (13), durante coletiva de imprensa local e nacional, realizada no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, onde foram anunciados os patrocinadores oficiais da festa. Ainda durante a cerimônia, foi anunciado um investimento de R$ 10 milhões do setor privado para outras atividades culturais da cidade este ano, totalizando a quantia bruta de R$ 55 milhões.

O valor total obtido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), é resultado da parceria com as cervejarias Schin e Itaipava, o banco Itaú e a operadora Net, além do governo do estado e da Petrobras. Os valores arrecadados serão direcionados aos cofres públicos, a fim de cobrir gastos com infraestrutura, limpeza, saúde, contratação de pessoal operacional, bandas e atrações nos bairros e trios independentes. Até o ano passado, a Prefeitura injetava na festa aproximadamente R$ 19 milhões para complementar o valor arrecadado junto aos patrocinadores na realização da folia momesca.

“Pela primeira conseguimos que um Carnaval gere lucro para o município, com saldo positivo de R$ 10 milhões. Lembrando que até o final do ano passado o Carnaval exigia investimentos de quase R$ 20 milhões da Prefeitura. A economia desse dinheiro significa mais investimentos para infraestrutura, saúde, educação, transporte público e para reforçar a agenda de eventos da cidade. A parceria com a iniciativa privada resultou numa operação bem sucedida no Réveillon, com zonas onde são respeitados preços populares, medida que valerá também para o Carnaval. Tudo será facilitado através de pórticos que vão aumentar a segurança no evento através das revistas”, explicou o prefeito.

Para a maior festa popular de rua do planeta, que este ano acontece entre os dias 27 de fevereiro a 4 de março, com o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador – 40 anos de Blocos Afro”, a Schin e Itaipava vão aportar R$ 10 milhões cada uma, o que garante a exclusividade nas ações de marketing e comercialização dos produtos em circuitos diferentes. A Schin, que foi patrocinadora oficial da festa por 11 anos, estará no circuito Osmar (Campo Grande) e nos bairros. Já a Itaipava será a cerveja oficial do circuito Dodô (Barra-Ondina). As cervejarias também vão investir R$ 5 milhões cada, somando, portanto, R$ 10 milhões, para outros projetos culturais, esportivos e sociais em Salvador.

Para garantir zona de exclusividade, a Prefeitura irá montar 65 pórticos de acesso ao longo dos arredores dos circuitos, 30 deles no Barra-Ondina e 35 no Campo Grande, onde há mais ruas. As entradas serão controladas em parceria com a Polícia Militar (PM), como aconteceu no Réveillon Salvador 2014, na Praça Cairu. Além dos trabalhos de segurança preventiva e de fiscalização, os pórticos serão também os locais de divulgação de ações sociais e de merchandising por parte das empresas patrocinadoras. Cerca de 3,5 mil ambulantes já estão cadastrados para atuação na festa. Eles receberão equipamentos padronizados, bancados pelas cervejarias, que facilitarão as fiscalizações por parte da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop).

“Os outros eventos da cidade não eram procurados por patrocinadores. Garantimos R$ 10 milhões para outros eventos na cidade a partir do Carnaval. Essa é uma venda casada, mas de forma positiva. Trata-se de uma estratégia que faz com que cada produto da cidade saia valorizado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, fazendo referência às cotas do Itaú, com a participação de R$ 4,1 milhões, da Petrobras, com R$ 7,2 milhões, do governo do estado, com R$ 4,1 milhões, e da Net, que vai entrar com R$ 8,1 milhões, sendo R$ 5 milhões em mídia de promoção da cidade nos seus canais de transmissão, R$ 2,5 milhões em serviços e outros R$ 600 milhões em projetos culturais, beneficiando também 100 escolas municipais com internet.

Geografia da festa - Conforme anunciado durante a apresentação do tema da folia, ano passado, outras mudanças vão ocorrer em 2014, a exemplo da geografia da festa, que agora terá a armação dos blocos do Largo dos Aflitos até o Passeio Público, com o início do desfile nas imediações do Hotel Sheraton da Bahia. Lá estarão montadas arquibancadas populares e instalações para a imprensa, extinguindo-se a passarela em frente ao Teatro Castro Alves. O objetivo é privilegiar o TCA, até então escondido pelas estruturas montadas para o Carnaval. Pontos de câmeras de TV estarão espalhados pelos circuitos para permitir uma melhor transmissão.

Outra inovação será o encerramento do desfile do Circuito Osmar na Praça Castro Alves e não mais na Casa D’Itália, no final da Carlos Gomes.  Os trios seguirão pela Rua Chile, descendo a Ladeira da Praça. A Carlos Gomes vai operar como praça de serviços e de alimentação e abrigará atrações animadas com bandas de sopro e de percussão. A rua também será utilizada para o contrafluxo de algumas entidades que iniciam o desfile descendo a Praça Castro Alves, a exemplo do Gandhy e do Ilê Aiyê.